FICAR - Família instruída, criança amada e respeitada

Projeto Viver

Com foco principal em crianças e adolescentes, buscamos desenvolver suas habilidades a partir da criação de oportunidades de informação, capacitação e aprendizado.

Objetivo do projeto

Despertar as potencialidades dos responsáveis frente ao desenvolvimento de seus filhos - Fortalecer e/ou restabelecer os vínculos familiares - Possibilitar troca de experiências e apoio mútuo entre as famílias atendidas - Colaborar para mediação de conflito bem como restabelecimento da confiança

Dados de captação

Valor total do projeto: R$ 178.675,46
Valor captado até o momento: R$ 74.225,00
% captado: 42%
Saldo a captar: 104.450,46

Problema Social

O núcleo familiar é o espaço adequado para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional da criança e do adolescente. Um espaço que se socializa e se constrói a identidade. A experiência com atendimento a este público nos mostra que os desafios enfrentados pela Comunidade do Jardim Colombo não permite que o núcleo familiar seja este espaço; pelo contrário retrata uma realidade de famílias vulneráveis expostas a pobreza, exclusão ao acesso de bens serviços e riquezas. Abandonadas pela desinformação, alienação e isolamento que são características das sociedades mega urbanas. São famílias extremamente complexas, que migram para os grandes centros urbanos gerando dissoluções e formações de novos vínculos com novos e diversos arranjos familiares. Também se caracterizam pela sobrecarga das funções parentais na mulher, por causa da ausência ou o enfraquecimento da figura masculina. Este cenário colabora para a desestruturação e até o rompimento dos vínculos familiares.

Solução

Promover apoio, orientação e acompanhamento sócio familiar às famílias das crianças e adolescentes atendidas pela associação a fim de fortalecer e/ou restabelecer a convivência e o fortalecimento de vínculos.

Metodologia

Baseado no Modelo colaborativo o projeto propõe sensibilizar a família para um novo olhar, deixando de ver a família como portadora de problemas infindos, motivá-los a partir das potencialidades, recursos e talentos para busca de soluções individuais e coletivas que fortaleça e/ou restabeleça o vínculo familiar.

Metas

Descrição da meta 1_Tri 2_Tri 3_Tri 4_Tri
Um encontro por mes por 11 meses 3 3 3 2
Estabelecer grupo de terapia 25 25 25 25
Promover 4 passeios por ano c pais 1 1 1 1
Promover um encontros por mes c pais 1 1 1 1

920 beneficiados


50%

50%
Abrangência: São Paulo (SP)

Beneficiados por faixa etária

Crianças: (0%)
Adolescentes: (0%)
Adultos: (100%)
Idosos: (0%)

Cronograma

Atividades Abr-2018 Mar-2019
Contratação
Formação e monitoramento da Equipe
Encontro Família Viver
Visita Domiciliar
Atendimento individual
Encontros de formação
Terapia de Grupo
Passeios
Eventos
Avaliação e monitoramento

Apoiadores

Banco Votorantim