Formação para o Mundo do Trabalho e Oficinas Culturais Ampliando Horizontes

ESPRO

Acreditamos que educação e assistência social são as bases para o desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, buscamos proporcionar a milhares de jovens e seus familiares oportunidades de inclusão social e melhoria de vida.

Objetivo do projeto

Proporcionar, por meio do Programa de Formação Ética Cidadã e Cultural, a inclusão social dos jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, mediando o acesso, integração e progressão ao mundo do trabalho, bem como a inclusão social de seus familiares

Dados de captação

Valor total do projeto: R$ 636.346,49
Valor captado até o momento: R$ 0,00
% captado: 0%
Saldo a captar: 636.346,49

Problema Social

Considerando a situação política, social e econômica em que os adolescentes estão inseridos, faz-se necessário orientá-los para os direitos éticos, pensamento crítico e responsabilidade pessoal e social. Desta forma, o serviço de qualidade produz mudança fundamental na vida do adolescente: A passagem da condição de submissão para a condição de protagonista e, essa mudança a ser alcançada por meio do trabalho social é fundamental para a construção e exercício de cidadania. O jovem em situação de vulnerabilidade social não desenvolve o repertório cultural que fortalece a sua identidade e alicerça a consciência. A cultura quando trabalhada em conjunto com o social, pode se tornar parte da vida e do cotidiano. O Espro busca atender o disposto no artigo 71 do ECA, no qual garante o adolescente o direito à informação, cultura e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. O desemprego entre jovens é um fenômeno global. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou dados que apontam que a crise mundial econômica causou um aumento recorde no desemprego juvenil: 13 % dos jovens economicamente ativos.

Solução

O Espro acredita que a formação de jovens é o caminho de uma transformação social e fortalecimentos da autonomia e melhoria para da condição de vida das pessoas e por isso desde 1979 investe continuamente em cursos gratuitos que proporciona melhores condições na busca do primeiro emprego.

Metodologia

O Programa foi desenvolvido e é monitorado pela gestão Socioeducacional do Espro, objetivando transformar os jovens atendidos em protagonistas de suas próprias histórias por meio da oportunização de conteúdo, atividades e vivências que visem ao desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas. O Programa de Formação para o Mundo do Trabalho consiste em uma pré-qualificação profissional e possui como características: • Carga horária total de 152 (jovens menores) em oficinas com carga horária de 4 horas. • Acontece duas vezes por semana com um terceiro encontro a cada quinze dias. Observação: em Itaguassu as turmas serão em dias corridos devido ao vínculo do jovem e comunidade com a atuação do Espro. • Possui diversos profissionais envolvidos, como instrutores, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. • Adota a metodologia ativa e a obrigatoriedade do uso de tecnologias como práticas pedagógicas. • Desenvolve um Projeto de Vida para cada jovem atendido. Conteúdo Programático das Oficinas Culturais Ampliando Horizontes As Oficinas Culturais Ampliando Horizontes possuem como eixo central a cultura e as artes, quaisquer que sejam as linguagens artísticas. A atuação será a partir dos seis eixos indicados pelo Ministério da Cultura (MinC) e da Política Nacional das Artes (PNA) que sugerem trabalhar com as principais linguagens: Artes visuais, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. O projeto acontecerá uma vez na semana e terá duração de 24 encontros, com aulas de 4 horas, para cada eixo mencionado acima, com oficineiros especialistas e acompanhamento social. Cada módulo terá um produto final que será apresentado à comunidade.

Metas

Descrição da meta 1_Tri 2_Tri 3_Tri 4_Tri
Formação de 420 jovens 105 105 105 105
Atendimento aos familiares 70 70 70 70
Oficinas de Geração de Renda 60 60 60 60
Formação de 60 jovens em Of Cultura 0 0 60 0

900 beneficiados


38%

63%
Abrangência: São Paulo (SP) São Paulo (SP) São Paulo (SP) Guarulhos (SP)

Beneficiados por faixa etária

Crianças: (0%)
Adolescentes: (100%)
Adultos: (0%)
Idosos: (0%)

Cronograma

Atividades Fev-2019 Fev-2020
Formação de 420 jovens
Formação de 420 jovens
Formação de 420 jovens
Formação de 420 jovens
Formação de 420 jovens
Atendimento aos familiares
Oficinas de Geração de Renda
Formação de 90 jovens of culturais

Apoiadores

CVC Corp