Equoterapia 2018

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Ser a referência na prevenção, nos processos de reabilitação, habilitação, e inclusão social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Objetivo do projeto

Proporcionar a pessoa com deficiência o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, por meio de benefícios físicos, educacionais e sociais.

Dados de captação

Valor total do projeto: R$ 85.891,32
Valor captado até o momento: R$ 87.001,60
% captado: 101%
Saldo a captar: -1.110,28

Problema Social

São raros os serviços, principalmente os públicos, que oferecem uma metodologia de trabalho eficiente no desenvolvimento físico e cognitivo de pessoas com deficiência intelectual e que possibilitem a sua integração social. Em Matão, as famílias de baixa renda que possuem um membro nesta condição carecem de suporte e sofrem a sobrecarga emocional e financeira de serem os únicos cuidadores. Além disso, a pessoa com deficiência tem seus direitos violados ao ser privada da oportunidade de desenvolver seu potencial de autonomia e de vida em sociedade.

Solução

Oferecer um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial integral de crianças e adolescentes com deficiência intelectual.

Metodologia

A metodologia se chama Equoterapia, que utiliza o cavalo em sua abordagem. O movimento tridimensional do cavalo provoca um deslocamento do centro gravitacional do praticante, desenvolvendo o equilíbrio, a normalização do tônus muscular, controle postural, coordenação, redução de espasmos, respiração e informações proprioceptivas.

Metas

Descrição da meta 1_Tri 2_Tri 3_Tri 4_Tri
Crianças e adolescentes atendidas 13 13 13 13
Horas de atividades oferecidas 7 7 7 7
Frequência média dos beneficiados 90 90 90 90
Evasão média dos beneficiados 0 0 0 0

13 beneficiados


54%

46%
Abrangência: Matão (SP) Dobrada (SP)

Beneficiados por faixa etária

Crianças: (46%)
Adolescentes: (54%)
Adultos: (0%)
Idosos: (0%)

Cronograma

Atividades Jan-2019 Dez-2019
Pré Seleção
Orientação aos pais
Plano individual de atendimento
Realização do projeto
Reunião da equipe técnica
Ficha evolutiva

Apoiadores

Citrosuco