Custeio da Equipe Multidisciplinar da Pediatria Oncológica do Hospital Amaral Carvalho

Hospital Amaral Carvalho

Finalidade Estatutária: Entidade com atividade preponderante na área da saúde, sem fins lucrativos, que tem como objetivos: a) A atuação nos campos hospitalar, científico, técnico, assistencial, de ensino e afins; b) O exercício da Medicina para o diagnóstico, tratamento, prevenção e pesquisa das moléstias oncológicas ou não; c) O desenvolvimento e estímulo à cultura na comunidade, em seus diversos segmentos, mediante projetos variados de ação cultural e divulgação do conhecimento, inclusive através da implantação de veículos próprios de televisão e radiodifusão educativas, e mídia eletrônica.

Objetivo do projeto

Atender, acolher e acompanhar crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 18 anos, portadores dos diversos tipos de cânceres, inclusive os que necessitam de transplante de medula óssea, ofertando um atendimento multidisciplinar, ultrapassando a dimensão exclusivamente clínica e integrando os múltiplos aspectos da vida da criança e/ou adolescente

Dados de captação

Valor total do projeto: R$ 3.226.999,80
Valor captado até o momento: R$ 0,00
% captado: 0%
Saldo a captar: 3.226.999,80

Problema Social

O câncer infantil é considerado uma doença potencialmente curável, com taxas de cura globais em torno de 70 a 75% dos casos; mas infelizmente, ainda existe uma parcela de pacientes com impossibilidade de cura, sendo de fundamental importância ofertar a eles maior qualidade de vida, com menor sofrimento possível. Além disso, houve uma mudança de paradigma na Oncologia, onde não basta apenas vencer a doença e salvar uma vida, mas sim preparar estas crianças sobreviventes para serem adultos saudáveis no sentido mais amplo do conceito de saúde, com bem-estar físico, adaptadas, emocionalmente bem e socialmente produtivas. Há também, o reconhecimento da enorme complexidade no tratamento de alguns pacientes com câncer, o que mostra a fundamental importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento conjunto.

Solução

Um dos principais objetivos do tratamento multidisciplinar é preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional dos sistemas e órgãos do paciente, assim como prevenir problemas relacionados a doença e seu tratamento, seja ele, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Metodologia

A equipe multidisciplinar que atua na pediatria do Hospital Amaral Carvalho atende todas as crianças em tratamento desde o diagnóstico e é composta por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentistas, fonoaudióloga e assistentes sociais. Compõe também a equipe, uma professora voluntária de yoga e meditação e as professoras da classe hospitalar cuja função é manter a criança em tratamento inserida, ainda que de maneira parcial e adaptada, no contexto escolar para que ao final do tratamento ela esteja apta a retornar para suas atividades escolares de rotina. A fisioterapia atua na reabilitação, adaptação de pacientes amputados a próteses e órteses e na prevenção de infecções principalmente respiratórias. A nutrição avalia o perfil nutricional de cada criança, adequa a dieta aos imunossuprimidos e cuida de toda a alimentação e suplementação durante o tratamento, de maneira individualizada. Nossa psicologia auxilia a criança e a família na aceitação do diagnóstico e suas limitações, dando suporte psicológico e emocional durante todo o tratamento. Possui grupo de apoio com reuniões semanais para esclarecimento de dúvidas e suporte psicossocial. Neste grupo as assistentes sociais são de fundamental importância para agilizar a rede de cuidados domiciliares e/ou as estadias na casa de apoio, reorganizar as questões de trabalho e orientar sobre os recursos e direitos que o Estado fornece às famílias com diagnóstico de câncer. Em virtude dos longos períodos de internação, a atuação da terapia ocupacional complementa o tratamento, trabalhando com atividades possíveis de serem realizadas dentro do hospital, levando em consideração a adaptação às atividades simples do dia-a-dia, como o auto-cuidado, bem como desenvolvimento neuropsiquico motor. Fazemos avaliação odontológica de todas as crianças, uma vez que a adequada saúde bucal contribui no sucesso do tratamento, evitando possíveis focos de infecção. A laserterapia é utilizada nas situações de mucosite, levando a conforto e cicatrização mais rápida das lesões. O Hospital Amaral Carvalho, dentro do que já é previsto na portaria 140 da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) de 27 de fevereiro de 2014, mantém equipe multidisciplinar completa e atualizada, visando o tratamento integral e de qualidade à criança com câncer.

Metas

Descrição da meta 1_Tri 2_Tri 3_Tri 4_Tri
1Atendimento 225 225 225 225

2.700 beneficiados


50%

50%
Abrangência: Todas as cidades (SP)

Beneficiados por faixa etária

Crianças: (56%)
Adolescentes: (44%)
Adultos: (0%)
Idosos: (0%)

Cronograma

Atividades Set-2019 Set-2020
Custear Equipe Multidisciplinar

Apoiadores

Empresas