Rede de Núcleos Esportivos Sócio-Educativos 2018

Instituto Esporte e Educação

O Instituto Esporte & Educação foi criado em março de 2001 e desde o início se caracterizou por atuar em duas frentes: 1- atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas; 2 - formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. O IEE atua também na melhoria das polícias públicas voltadas para o esporte.

Objetivo do projeto

Manter Núcleos de atendimento de esporte educacional que, por meio do processo educativo do esporte, visam contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo e favorecer o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

Dados de captação

Valor total do projeto: R$ 3.562.650,67
Valor captado até o momento: R$ 250.000,00
% captado: 7%
Saldo a captar: 3.312.650,67

Problema Social

As crianças de baixa renda não têm acesso ao esporte como ferramenta de inclusão e de estimulo ao protagonismo social e de desenvolvimento motor e psicossocial. Há falta de qualificação e metodologia, principalmente, nas escolas públicas o que privilegia determinados indivíduos e não permite que TODOS possam se beneficiar de todo potencial que a prática esportiva coletiva pode trazer.

Solução

Desenvolver núcleos de atendimento em comunidades de baixa renda com atividades esportivas educacionais conduzidas por profissionais do IEE.

Metodologia

A metodologia do trabalho específico com esporte é baseada em jogos educativos, que incluem as próprias modalidades esportivas formais conhecidas, como também jogos adaptados a partir destas modalidades, respeitando os seguintes critérios: - Possibilitar a participação de todos; - Possibilitar o sucesso dos participantes; - Permitir o gerenciamento por parte dos jogadores; - Favorecer adaptações e novas aprendizagens; - Manter a imprevisibilidade.

Metas

Descrição da meta 1_Tri 2_Tri 3_Tri 4_Tri
Ocupação das vagas 80 80 80 80
Frequência média dos beneficiados 70 70 70 70

2.430 beneficiados


50%

50%
Abrangência: São Paulo (SP) Carapicuíba (SP) São Sebastião (SP) Rio de Janeiro (RJ) Recife (PE)

Beneficiados por faixa etária

Crianças: (62%)
Adolescentes: (38%)
Adultos: (0%)
Idosos: (0%)

Cronograma

Atividades Jan-2019 Dez-2019
Inscrições
Aulas
Inter Núcleos
Seminário Interno
Circuito de Jovens de Voleibol
Formação dos profissionais

Apoiadores

BV, Bank of America, Isa Cteep