Atendimento à criança e adolescente com deficiência intelectual e múltipla 2018

Fundação Toque

A Fundação Toque atua por meio de projetos e oficinas que visam desenvolver desenvolvimento motor e de habilidades sociais de pessoas com deficiência, promovendo a autonomia e inclusão social.

Objetivo do projeto

Estimular a ampliação das capacidades funcionais de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla de forma a fortalecer a autonomia e inclusão social delas.

Dados de captação

Valor total do projeto: R$ 307.750,00
Valor captado até o momento: R$ 135.950,00
% captado: 44%
Saldo a captar: 171.800,00

Problema Social

Crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla necessitam de cuidados em tempo integral ao considerar que no município de Araraquara, existem diversos bairros contextualizados num alto grau de vulnerabilidade familiar e social. Muitas dessas famílias não possuem condições para proporcionar o devido cuidado aos seus filhos, sendo necessário um atendimento especializado que promova a integração social e autonomia dessas crianças e adolescentes com deficiência

Solução

A Fundação Toque oferece e oportuniza às crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, no período de contra turno, atividades e oficinas socioeducacionais, para garantir e estimular a integração social e ampliar as capacidades funcionais do indivíduo, buscando fortalecer a autonomia delas

Metodologia

A Fundação Toque realiza atendimento social e pedagógico, nos períodos de contra turno escolar, a pessoas com deficiência intelectual e múltipla em pequenos grupos de acordo com o grau de apoio que necessitam. Utiliza-se a teoria das inteligências múltiplas, comunicação alternativa, abordagens ecológicas de educação, desde 2016, e educação emancipadora. Dentro do projeto trabalha-se com aprendizagem social e funcional, atividades de vida diária e prática.

Metas

Descrição da meta 1_Tri 2_Tri 3_Tri 4_Tri
Número de beneficiários atendidos 40 40 40 40
Número de horas de atividades 480 480 480 480
Frequência média dos beneficiados 75 75 75 75

40 beneficiados


50%

50%
Abrangência: Araraquara (SP)

Beneficiados por faixa etária

Crianças: (50%)
Adolescentes: (50%)
Adultos: (0%)
Idosos: (0%)

Cronograma

Atividades Jan-2019 Dez-2019
Planejamento da equipe
Oficina de Judô e Taekwondo
Oficina de cozinha experimental
Artesanato, Musicalização e Higiene
Oficina de Teatro e Dança
Oficina de Contação de Histórias
Oficina do Meio Ambiente
Terapias Funcionais e Sociais
Oficina de Libras
Serviço Social

Apoiadores

Citrosuco