Fla Anjo – A torcida que abraça os projetos esportivos do Flamengo por meio do Imposto de Renda

fla anjo

por Mayara Cabeleira e Daiany França Saldanha 🏳️🌈✊🏿

O Clube de Regatas do Flamengo tem a maior torcida do Brasil e, atualmente, tem se destacado não apenas nos gramados, mas também como um importante agente transformador na sociedade. Por meio do programa Fla Anjo, em parceria com a Abrace uma Causa, o clube canaliza a paixão de seus torcedores para o apoio a projetos esportivos incentivados, aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O objetivo principal desta iniciativa é promover o desenvolvimento esportivo de alto rendimento dos atletas de base das modalidades olímpicas do Flamengo, como o Basquete, Vôlei, Canoagem, Ginástica artística, Judô, entre outros, e o Futebol Masculino e Feminino de base.

Neste programa, todas as pessoas que declaram o Imposto de Renda no modelo completo, podem escolher destinar até 7% do seu Imposto de Renda devido ao Flamengo sem nenhum custo adicional, recebendo 100% do valor transferido de volta na declaração de Imposto de Renda no ano subsequente à contribuição realizada. Vale lembrar que o valor retorna ao contribuinte em forma de restituição, caso tenha IRPF a receber, ou em forma de abatimento, caso tenha IRPF a pagar.

Assista ao vídeo para conhecer mais sobre essa mecânica de abatimento fiscal.

Conteúdo do artigo

Uma estratégia de mobilização inovadora

Desde sua criação em 2013, o Fla Anjo tem se consolidado como uma das principais iniciativas de captação de recursos por meio da destinação do imposto de renda pessoa física no Brasil. Só em 2024, o programa arrecadou mais de R$ 8 milhões, estabelecendo um recorde e representando mais de 68% das doações de pessoas físicas via Lei de Incentivo ao Esporte no país em 2024.

Conteúdo do artigo
O programa existe desde 2013, mas a partir de 2019 conta com a parceria da Abrace uma Causa como plataforma facilitadora da jornada de destinação do IRPF e gestão da mesma

A campanha se destaca por sua linguagem acessível, plataforma intuitiva e chamadas diretas à ação em campanhas de comunicação que contam com atletas do Clube como embaixadores, facilitando o processo de doação e engajando a torcida de forma efetiva.

No entanto, a grande inovação do programa, e também da estrutura desenvolvida com foco em conversão, se dá pelas contrapartidas oferecidas para quem apoia o Clube destinando até 7% do IRPF devido.

Os torcedores que contribuem com a campanha Fla Anjo não apenas se tornam parte de uma transformação social concreta – eles também recebem o reconhecimento do clube pelo gesto de solidariedade. As contrapartidas variam conforme a faixa de valor destinado, e podem incluir:

  • Certificados personalizados de Anjo da Guarda Rubro-Negro
  • Experiências exclusivas, como visitas ao CT ou participação em ações com atletas
  • Camisa oficial autografada e/ou personalizada
  • Prioridade na compra de ingressos e descontos especiais
  • Assinatura mensal gratuita da FlaTV+
  • Acesso prioritário ao Espaço Fla+
Conteúdo do artigo

Essa devolutiva aos contribuintes que acontece na campanha em forma de agradecimento reforça o vínculo entre o clube e a torcida, celebrando o engajamento solidário com a mesma emoção que se vive nas arquibancadas. A cultura de apoio às causas sociais estimulada pela programa se alinha com o orgulho de vestir o manto rubro-negro, uma vez que a destinação dos 7% acontece de modo antecipado à declaração, exigindo que o contribuinte antecipe esse valor.

O papel dos atletas como embaixadores e vetores de confiança

A campanha Fla Anjo se destaca por transformar um processo burocrático – a destinação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) via Lei Federal de Incentivo ao Esporte – em uma experiência emocional e acessível para a torcida do Flamengo. Isso é possível graças a uma estratégia de comunicação que utiliza atletas como embaixadores e conteúdos didáticos para engajar os torcedores.

A presença de atletas renomados, como a ginasta olímpica Rebeca Andrade, tem sido fundamental para o sucesso da campanha. Sua participação confere credibilidade e inspira confiança nos torcedores, reforçando a importância do investimento no esporte como ferramenta de transformação social, dando credibilidade para campanha e mobilizando os torcedores à doação.

Conteúdo do artigo
Durante os meses de novembro e dezembro, período crucial para a destinação do IRPF, o perfil oficial do Flamengo no Instagram intensifica a divulgação da campanha. São publicados vídeos e tutoriais que explicam de forma simples como realizar a contribuição utilizando o simulador da Abrace uma Causa, parametrizado com a Receita Federal para garantir segurança e precisão no cálculo dos 7% que podem ser destinados.
Conteúdo do artigo

Além de Rebeca, outros atletas do clube participam da divulgação, como Rafaela Silva (judô) e Isaquias Queiroz (canoagem), compartilhando suas histórias e convidando a torcida a se tornar parte ativa na formação de novos talentos. Essa abordagem humaniza a campanha e fortalece o sentimento de pertencimento entre o torcedor e o clube.

A combinação de embaixadores carismáticos, conteúdos educativos e uma plataforma intuitiva transforma a cultura de destinação do IRPF em uma extensão natural da paixão pelo Flamengo, demonstrando como a facilitação deste processo combinado com uma estratégia de benefícios oferecida pelo Clube pode ser uma poderosa ferramenta de participação da sociedade civil em apoio ao esporte de alto rendimento e também dos projetos de educação socioemocional, como por exemplo o “Jogaremos Juntos”, o qual promove a prática esportiva e qualidade de vida para crianças e jovens de contextos socialmente vulneráveis.

Outros materiais explicativos

Conteúdo do artigo

O esporte como ponte para uma nação doadora

A experiência do programa Fla Anjo está totalmente alinhada com os achados do estudo Doar Brasileiro – O esporte como mobilizador de doação, realizado pelo Instituto MOL. A pesquisa confirma que o universo esportivo, especialmente o futebol, reúne atributos únicos para engajar doadores: paixão, pertencimento, emoção, confiança e identificação com ídolos. Elementos que, articulados de forma estratégica, têm o potencial de fortalecer uma nova cultura de doação no Brasil.

Segundo o estudo, 24% das pessoas afirmam que doariam a partir do chamado de seu time do coração, e 20% se sentiriam motivadas por campanhas lideradas por atletas que admiram. O Fla Anjo ativa exatamente essa potência: mobiliza uma das torcidas mais apaixonadas do país, convoca atletas como embaixadores de credibilidade e oferece contrapartidas simbólicas que reforçam a sensação de comunidade.

Outro destaque da pesquisa é a importância de campanhas estruturadas como plataformas contínuas, e não apenas ações pontuais, com objetivos bem definidos, impacto mensurável e narrativas mobilizadoras. O Fla Anjo se alinha a essa visão ao proporcionar uma jornada acessível e segura de destinação do IRPF, com uma comunicação direta e emocional, que transforma paixão em participação cidadã.

Ou seja, o programa Fla Anjo exemplifica que, no Brasil, torcer pode ser mais do que apoiar um time, pode ser um caminho para agir coletivamente. Ao alinhar paixão, confiança e solidariedade, ele dá vida ao que o estudo Doar Brasileiro chama de potência do esporte como mobilizador de doações. Uma amostra de como a cultura de doação brasileira pode se fortalecer a partir da arquibancada.