fbpx

Impostos do bem: decida para onde vai seu IR

Não seria bom se você pudesse investir parte do seu imposto de renda para uma causa social que você julga ser mais importante para o país? Saúde, educação, esporte, cultura, inclusão social para citar a causas mais evidentes?

Sim, é possível e mais fácil que você imagina! São as doações incentivadas.

Instituições de utilidade pública e projetos relevantes recebem uma validação governamental para receber esse modelo de doação, permitindo que os doadores usem até 6% do seu imposto de renda devido, pela declaração completa, para doar. Esse processo de aprovação garante que somente instituições com gestão organizada e com iniciativas alinhadas com as demandas sociais possam receber esse recurso.

Atualmente, essa oportunidade de doação representa quase R$ 6 bilhões ao ano, porém menos de 3% efetivamente é doado.  E quando investigamos porque o engajamento da sociedade é tão baixo, descobrimos as seguintes razões:

1 – desconhecimento;
2 – processo de doação difícil;
4 – dúvidas sobre a utilização dos recursos;
3 – medo de cair na malha fina.

Para resolver todos esses pontos, a Abrace uma Causa lançou em 2017 uma plataforma que facilita o processo de doações incentivadas, integrando em uma mesma plataforma online todos os participantes desse processo: doadores, instituições, órgãos públicos e empresas.

A ideia é concentrar a informação em um único local para que a visibilidade seja conjunta e o processo mais transparente. Além de facilitar a doação incentivada, a plataforma possibilita acompanhar o projeto apoiado e o impacto social que você ajuda a realizar e também dá todo suporte para sua declaração do imposto de renda.

Mas você deve estar se perguntando – “Posso cair na malha fina?”. Hoje em dia, a Receita Federal tem um sistema eletrônico de verificação das doações incentivadas. A informação é cruzada pela declaração de imposto de renda do contribuinte com a declaração de benefício fiscal enviada pelo órgão público responsável. Em outros tempos, esse processo não existia e os doadores eram obrigados a apresentar a documentação comprovando sua doação, o que, além de uma inconveniência para o contribuinte, era um retrabalho sem ganhos para a Receita Federal.

A plataforma Abrace uma Causa foi lançada em 2017, exclusivamente para campanhas corporativas e, atualmente, empresas como Ambev, Votorantim, Defensoria Pública de Tocantins, Secretaria de Governo do Estado de Tocantins, Clube de Regatas Flamengo e Sport Clube Corinthians rodam campanhas por meio dela.

Esse ano, a Abrace uma Causa irá abrir a plataforma para que qualquer pessoa possa fazer a doação para instituições de excelência em suas áreas de atuação, como: Hospital de Amor, Projeto Guri, Instituto Esporte e Educação, Hospital Pequeno Príncipe, IPTI, Hospital Amaral Carvalho, Instituto Olga Kos entre outras. Ao todo, são mais de 300 mil beneficiários que obterão  saúde, educação, esporte, inclusão e o mais importante: empoderamento.

É fácil, seguro e o resultado é a transformação social que tanto queremos para o país.

Fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar o lançamento da campanha, assine nossa newsletter e o mais importante: abrace uma causa – fazer o bem não custa nada!