Os alunos do Núcleo São Sebastião terão um dia bastante especial neste sábado (15). Depois de participarem da segunda edição da Oficina de Prancha com Garrafa Pet, realizada em parceria com o projeto “Desengarrafando Mentes”, 40 crianças e jovens do núcleo irão estrear a prancha que construíram e participar do Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Praias, que terá atividades para toda a comunidade. O Núcleo São Sebastião faz parte do projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte & Educação (IEE) e conta com o patrocínio da EDP, Correcta, Trench Rossi Watanabe e BTG Pactual, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.
A partir das 9h, na entrada 10 da praia de Maresias, serão realizadas atividades do Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Praias, como ioga, teatro e gincanas, tudo após um mutirão de limpeza do microlixo na areia da praia. As pranchas de garrafa pet, que foram construídas em oficinas realizadas em agosto e setembro, serão estreadas pelos alunos em um campeonato de surfe, na mesma data.
“Um evento como esse é muito importante porque ele envolve alunos e comunidade, promove uma ação de limpeza da praia, chama a atenção para a importância da preservação ambiental e formas de reciclar o lixo com criatividade, criando algo útil e divertido. Além disso, conseguimos fortalecer o vínculo com os parceiros locais e comunidade durante a ação”, afirma o professor do Núcleo São Sebastião, Rafael Dias.

O projeto “Desengarrafando Mentes” existe desde abril 2016, realiza oficinas e ações socioambientais em escolas públicas de Maresias para montagem de pranchas a base de garrafas PET.
https://www.facebook.com/desengarrafando.mentes
O Rede de Núcleos é um dos programas do IEE que mais realiza atendimentos diretos e está presente nas cidades de São Sebastião(SP), Santo André (SP), Embu das Artes (SP), Rio de Janeiro (RJ), Carapicuíba (SP), Pindamonhangaba (SP), Osasco (SP), Recife (PE) e São Paulo (SP). O projeto está estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, para atender crianças e adolescentes de comunidades, com atividades regulares e contínuas. Os núcleos atendem crianças, jovens e adultos e são considerados referência na comunidade ao redor.