fbpx

Novembro Azul: a importância da conscientização e diagnóstico precoce

Assim como o outubro rosa, dezembro laranja, entre outros meses de campanhas institucionais, o novembro azul foi criado com a intenção de conscientizar a população masculina para a importância do cuidado com a saúde em geral. Com o foco  no câncer de próstata, considerado o tipo de câncer que mais mata, de acordo com dados recentes do Instituto Nacional do Câncer.  

Conhecido pelo símbolo do laço azul ou bigode, o mês que alerta para a saúde da população masculina surgiu no ano de 2003, na Austrália e aqui no Brasil, ganha forças graças às ações institucionais do Ministério da Saúde, INCA (Instituto Nacional do Câncer), Hospital de Amor, entre outros.

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata é considerado o câncer mais incidente entre os homens (exceto o câncer de pele não melanoma) e ainda no ano de 2018, são estimados 68.220 novos casos da doença em todas as regiões do Brasil.

Tendo em vista esses dados, as palavras conscientização, prevenção e diagnóstico precoce devem caminhar juntas. 

Quando falamos em conscientização, graças às campanhas e ações realizadas ao longos dos últimos 15 anos, a população masculina tem considerado cada vez mais cuidar da saúde, principalmente homens a partir de 50 anos, público-alvo do novembro azul.

Já a prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes pois o câncer de próstata em sua fase inicial pode ser assintomático! Ou seja, a doença surge, porém o paciente não percebe, pois não há dor, nem sangramento.

Dessa forma, quando o homem atinge a idade dos 50 anos (45 anos em negros, obesos ou casos com histórico familiar) é necessário procurar um médico urologista e realizar os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença: rastreamento (toque) e PSA (Antígeno Prostático Específico). Juntos, eles possuem uma capacidade maior para detectar o câncer de próstata e assim, aumentar a possibilidade de cura do paciente!

No Hospital de Amor, por exemplo, o Novembro Azul é repleto de ações e atividades de prevenção e conscientização! As carretas do HA percorrem o Brasil oferecendo exames de PSA e toque para o público masculino e o departamento de urologia realiza palestras em instituições, clubes de serviços da cidade, como Rotary Club e Maçonarias. O Hospital também realiza divulgações em jornais e rádios locais durante todo o mês.

A Abrace uma Causa, portanto, assim como o Hospital de Amor, Ministério da Saúde e INCA, exalta a importância da conscientização masculina para o novembro azul e compartilha da relevância de ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

E você, já cuidou de sua saúde hoje?