Engajamento social qualitativo: o que é e como fazer acontecer!

Engajamento social é feito por pessoas, mas quais ferramentas essas pessoas podem usar para promover causas e conquistar um engajamento que seja realmente efetivo e de resultados qualitativos para organizações sem fins lucrativos?

Bom, antes de tudo, vamos entender o que é engajamento qualitativo!

Talvez esse termo ainda seja pouco conhecido entre filantropos e captadores de recursos, porque ainda não usamos muitas ferramentas de marketing digital para avaliar e monitorar a experiência dos doadores e nível de engajamento que os mesmos possuem com as respectivas causas que apoiam. No entanto, podemos (e precisamos!) nos apropriar mais e melhor deste conhecimento para desenvolver relacionamento com todas as partes envolvidas em processos, projetos ou programas de sustentabilidade financeira institucional. 

E temos uma boa notícia: Não precisamos nos aprofundar em terminologias acadêmicas ou métricas difíceis de serem capturadas e interpretadas para fazer bom uso desta técnica! Há um caminho muito simples e com grande potencial de assertividade para engajar pessoas com qualidade, muito mais do que quantidade. Afinal, engajamento qualitativo nada mais é do que a capacidade de uma organização em criar um vínculo transparente, aprofundado e inspirador com as pessoas que apoiam sua causa!

Aqui, é importante lembrar que “likes” não são os responsáveis por levar recursos financeiros para as instituições. Uma rede de apoio pequena, mas realmente engajada, vale muito mais do que milhares de seguidores nas redes sociais. Mas, existe um caminho para fazer isso? Hoje, especialistas em engajamento social, como por exemplo a Abrace uma Causa, podem fornecer ferramentas de criação e customização de campanhas de doação com a “cara” de quem apoia uma organização ou mesmo um projeto social pontual.

A plataforma da Abrace uma Causa é um white label, ou seja, usa de uma tecnologia capaz de customizar em poucas horas uma página web para gestão de campanhas de doação! Na prática, estamos falando da possibilidade de captar recursos para um mesmo projeto com diferentes “patrocinadores” e/ou embaixadores. Veja, aqui, alguns exemplos dessas customizações:

E uma forma de conquistar esse tal de engajamento qualitativo é convidar uma organização parceira que já apoiou seu projeto alguma vez e estender essa participação para que os colaboradores da empresa também contribuam com a causa. Afinal, a quantidade de pessoas impactadas pela existência da sua organização também tem sim importância e relevância! Uma dica importante: match entre empresaXcolaboradores costumam funcionar bem! 

Ou, então, convidar uma pessoa influente para se tornar embaixadora da sua causa, fornecendo para essa pessoa a ferramenta do engajamento qualitativo: uma página exclusiva customizada em nome próprio para divulgar a causa e engajar novas pessoas que, sem esta intermediação, não conheceriam a organização. 

Se você gostou dessa ideia, o artigo “Influenciadores digitais como estratégia de captação”, escrito pela Natália Gonzales, co-founder da Nuclear.HUB e idealizadora do Social.LAB, disponível aqui mesmo no Portal do Impacto, fornece boas dicas e orientações para serem levadas em consideração na criação de uma campanha customizada envolvendo pessoas influentes.

E, agora que você já aprendeu um pouco mais sobre como valorizar qualidade – e não só quantidade -, inicie essa jornada customizando uma campanha e amplie a rede de apoio da sua organização para conquistar a sustentabilidade financeira dos projetos sociais em andamento. Isso é filantropia estratégica!

Ah, e outra dica muito importante: usem e abusem do calendário anual de datas comemorativas para ativar e sustentar essas campanhas! Muitas pessoas realizam doações no momento em que são impactadas por comunicações que associam a “chamada para doar” de uma campanha de arrecadação de recursos com um tema específico: compra de itens para ajudar pessoas a enfrentar o inverno, brinquedos no dia das crianças, ovos de chocolate na Páscoa, kits escolares no início do ano letivo, etc. 

E, se  possível, deixe um bom agradecimento para essa pessoa que doou, ela lembrará de você e poderá se tornar um(a) doador(a) recorrente – podemos falar mais sobre isso num próximo encontro, pois vale mais 1 doador(a) recorrente do que 2 pontuais! 



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